Quem Somos
Somos uma oficina de Restauro e Marcenaria vocacionada para a conservação e restauro de mobiliário em madeira.
Cada intervenção é cuidadosamente pensada para respeitar o valor das peças, sejam estéticos, patrimoniais e históricos, sejam afectivos ou de natureza pessoal. Fazemos sempre uma visita ao local para vermos e avaliarmos cada peça, gostamos de saber a sua história e partilhar com os clientes a nossa abordagem.
Trabalhamos com recurso a técnicas manuais e materiais tradicionais e damos muita importância aos detalhes e à qualidade final. O nosso objectivo é que cada móvel saído das nossas mãos faça parte da vida das casas e perdure por anos e gerações.
Constítuida por profissionais formados nas áreas do restauro e da marcenaria (com especialização em embutidos e talha), a oficina está em pleno funcionamento desde Janeiro de 2023. Sempre que necessário, trabalhamos com profissionais de áreas que complementam o nosso trabalho, como empalhamento, torno, douramento ou pintura decorativa. Trabalhamos também com outros marceneiros e restauradores, o que nos permite tanto intervenções em pequena escala como projectos de maior dimensão e complexidade. Fazem parte do nosso portfólio, o restauro de mobiliário de edifícios de interesse histórico, como a Sinagoga de Lisboa ou a Farmácia Barreto.

Marta Pinho de Almeida
Licenciada e mestre em Antropologia Social pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, fez investigação e exerceu actividade docente desta disciplina. Depois trabalhou na indústria farmacêutica, na área da investigação clínica em Portugal e a nível internacional.
Em 2020, surgiu a oportunidade de concretizar um projecto de longa data e uma viragem em direcção a uma actividade mais criativa, manual e artesal: o trabalho com madeira. E assim chegou à Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, onde se formou como Marceneira Embutidora / Entalhadora.

João Tiago Nota
Estudou na Escola Secundária António Arroio e licenciou-se no IADE, na área de Design. Fez design gráfico e package design, mas o chamamento do trabalho manual foi mais forte: tornou-se aprendiz de restaurador de móveis numa oficina no centro histórico de Lisboa e continuou a sua formação de restauro de mobiliário na Universidade. Daí passou a ser assistente de restauro e colaborou em projectos de restauro de mobiliário e interiores para clientes privados e entidades, como a Lusitania Seguros e a Parques de Sintra.
Em 2019 ingressou na Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, onde se formou como Marceneiro Embutidor / Entalhador.
